Serviços - Conversão de Sistemas Legados

Conversão de Sistemas Legados

Mesmo depois de todas as novidades tecnológicas nos últimos anos, ainda existem muitos sistemas desenvolvidos com tecnologias antigas, muitas vezes ultrapassadas e obsoletas denominados sistemas legados.
Não se pode simplesmente descartar estes sistemas e é muito difícil migrar sistemas legados rapidamente para novas plataformas.
Mais ainda, as regras de negócio que regem qualquer empresa são muito complexas para poderem ser modeladas e remodeladas em poucos meses e em seguida automatizadas, visto que a maior dificuldade em desenvolver sistemas não é escrever o código, mas entender o que o sistema deve fazer.

Nós possuímos grande experiência na conversão de sistemas desenvolvidos na linguagem Clipper em ambiente DOS (16 bits) para a plataforma Windows (32 bits), aproveitando 95% do código fonte original.

Caso Real

Um cliente tinha um grande sistema desde 1994 desenvolvido em Clipper que começava a ter incompatibilidades com outras tecnologias e tornou-se imprescindível migrá-lo para outra plataforma. O dilema seria migrar e manter o atual em funcionamento, elaboramos então uma solução que nos permitia covertê-lo ao mesmo tempo que era usado em produção. Assim teríamos apenas uma única versão dos fontes do sistema e o mudaríamos gradativamente sem interferir na vida do usuário e sem precisar reescrever as regras de negócio.

Primeiro Passo: como o Clipper é 16 bits, recompilamos o sistema para rodar em 32 bits, aproveitanto 95% do código fonte. Nesse momento tínhamos um sistema ainda em modo console, porém rodando numa janela Windows e sem as limitações do Clipper

Segundo Passo: refizemos a tela principal do sistema que chama os módulos, com isso melhoramos sua apresentação enquanto gerávamos as telas finais.

Terceiro Passo:Utilizando uma biblioteca gráfica migramos as telas gradativamente para modo gráfico. Durante o tempo de migração o cliente conviveu com os dois "mundos" (console e gráfico) e sem parar a produção e as atualizações diárias do sistema.

Abaixo algumas telas do processo de migração

Assim era o visual do sistema.
Aqui após o "primeiro passo" já rodando em Windows 32 bits mas sem alterar sua aparência.
Assim como ficou após aplicação do "segundo passo".
Tela de cadastro após aplicação do "segundo passo". Note que apesar da tela inicial já estar gráfica ela chama as telas secundárias ainda em modo console, porem dentro de uma janela Windows.
Tela de cadastro já convertida para modo gráfico appós aplicação do "terceiro passo".
Tela de cadastro utilizando representação gráfica dos dados.
Tela de relatório.
Criamos uma rotina de relatório que aproveita 100% do código legado, ou seja, a rotina pega o relatório em modo texto e o converte em modo gráfico automaticamente, podendo exportá-lo para Word, Excel, HTML, PDF ou imprimir.